quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Solução

Todas as vezes que pensar em problemas, reflita um instante, olhe para o céu e agradeça pelo dia. Olhe depois para frente e observe o cenário geral, as pessoas que convivem com você e as que também passam por você, todas certamente com seus próprios problemas em dimensões variadas.

Olhe a seguir para trás e dimensione o quanto já  trabalhou, caminhou para chegar onde está e quantos outros problemas já resolveu ao longo desse caminho. Perceberá que histórias são feitas assim, que sua história continua em aberto, embora  tenha  fechado  muitos  ciclos com capítulos que lhe ensinaram muito, sabendo que o tempo lhe trará outras experiências para capítulos inéditos.

 O fator  mais importante para ilustrar sua história será o seu olhar especial  a tudo que lhe acontece diariamente, dando o peso certo a cada situação e  lembrando que outros dias virão para resolver até o que possa julgar sem solução. A solução sempre chega, nem sempre  no dia que estamos atravessando, mas nos muitos que ainda virão.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Maturidade

Quero muito que esteja sempre aqui, desde que queira ficar.  Bom seria poder lhe  dizer coisas sinceras e bonitas, desde que queira me ouvir. Gostaria de compartilhar meus sonhos e projetos, desde que deseje também compartilhar esses momentos.

Quero tudo e mais com você, quero sorrir, consolar e ser consolado, quero um amor maduro, pelo tempo que  você e a vida me permitirem.

Apesar  de desejar tanto isso, não significa que o terei. A maturidade sabe me sacodir para dizer que tudo é possível quando dois estão na mesma sintonia, querendo chegar juntos no mesmo lugar. Ainda assim, tudo pode acabar em algum momento, se um desistir.

Só é possível vencer desafios a dois, quando se propõem a  enfrentar diferenças e impasses com conversa aberta, sem camuflar, sinalizando ao outro o que sente com coragem e  sinceridade. Assim é mais fácil seguir de mãos dadas, alimentados por um sentimento maduro e corajoso, que permite  grandes ultrapassagens para fugir do perigo e poder continuar. 

segunda-feira, 18 de março de 2013

De Costas para o Sol

Apesar do dia ensolarado, acordou na escuridão, literalmente de costas para o sol e com raiva do mundo.Gritou como um louco com quem não devia, reclamou da vida e remoeu seus fracassos, mesmo sabendo que o tempo não regride e que seria melhor descarregar o fardo da mente e da alma  e seguir em frente da melhor maneira, aproveitando somente o aprendizado.

Limitou-se a culpar os outros pelos seus enganos e não fez a análise devida, inserindo-se como pessoa principal  na escolha da trajetória que escolheu para viver. Em nenhum momento, se lhe atribuiu os erros, pois é mais fácil  não se envolver consigo mesmo, não se responsabilizando assim pelos resultados.

Difícil interferir quando a escolha é abdicar do presente para chorar o passado sem remédio, culpando outros pelas próprias ações e sem real  interesse de trabalhar primeiro para se desconstruir,  se reinventar e tentar criar uma maneira de viver em tempo real, sem  as sombras do passado.

E assim os dias passam sem ser observados e as oportunidades vão se perdendo, pois o passado se mantem em dia como um filme sem tréguas em preto e branco. Alimentar recordações ruins é como carregar  um caixão muito pesado, que não cabe nas costas e dói  na alma. É  preciso muita força  para crer em novos tempos sem trevas, apagar o passado de vez e esperar por novos dias de sol e se  livrar da escuridão. 


sexta-feira, 1 de março de 2013

Lucidez

Se quiser adivinhar meus pensamentos para me surpreender e me agradar, verei em você o melhor de mim, da mesma forma como você me vê.

Mas se quiser me atribuir seus pensamentos para usá-los contra mim, tentando  me fazer  pior,  não estará dando o melhor de você e também não conseguirá extrair o melhor de mim. Verá em mim o que tem de pior em você, pois estará me julgando pelos seus atos.

Não vale a pena  atribuir seus pensamentos pequenos a alguém.  Não me leve também a imaginar os seus, aqueles bem ruins.  Permita-me imaginá-lo sempre melhor que é, valorizando suas virtudes e  crendo nas suas palavras.

Vale mais a pena  ressaltar qualidades e minimizar o que não gostamos naqueles que amamos e outros tantos que se aproximam de nós. Precisamos admitir que todos temos muitos defeitos e que as qualidades precisam prevalecer.